Faz parte do papel de um educador desmistificar os esteriótipos preconceituosos que muitas vezes são reforçados pela mídia e ou grupos sociais diversos. Para poder ajudar a reverter essa situação é precisamos começar esse processo pelo próprio professor. Sim, todos temos preconceitos, inclusive você professor!
Se fosse perguntar ao professor de História sobre a cultura muçulmana teríamos respostas variadas, desde complexas explanações sobre o surgimento do Islã, desenvolvimento e expansão da religião e cultura muçulmana à respostas mais tímidas apoiadas no argumento de que diante de uma pilha de conteúdos programados não é possível dar foco a mais um assunto que pode ser considerado fora da nossa realidade.
Grande erro. A cultura muçulmana esta presente no Brasil e precisa ser respeitada e compreendida pela sociedade como parte de uma atitude de coexistência e exercício da cidadania consciente da pluralidade cultural.
No vídeo: Fé versus tradição no Islã. O jornalista Mustafa Akyol fala sobre como aspectos de algumas práticas culturais locais que tornaram-se ligada, fé do Islã. Aponta a profunda ligação islâmica às tradições e não suficientemente as crenças fundamentais. Esse vídeo é o primeiro de uma série de vídeos do curso Entendendo o Islã do VEDUCA que também pode ser visualizado no Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário